Dicas importantes para a colação de grau
As normas do cerimonial universitário estabelecem alguns procedimentos que tornam a cerimônia mais harmônica e organizada. Esta página tem por objetivo facilitar a vida do(a) formando(a) no que diz respeito ao vestuario, penteado e comportamento na solenidade de colação de grau.
Vestuário
 
A Resolução 066/2005 estabelece o uso da beca, de cor preta. Sendo assim, aconselhamos que o(a) formando(a) vista por baixo da beca uma roupa de tecido leve, que não deixe transparecer detalhes quando colocar a beca.
   
Calçados
 
Para o homem, o ideal é que a meia e o calçado sejam escuros (pretos, de preferência). E para as mulheres, o calçado deve ser preto, e a sugestão é de que seja, com salto baixo e confortável. E se usar meia fina, que seja da cor da pele.
   
Cabelo
 

As mulheres não devem usar cabelo preso em formato de coque alto, porque quando receberem o Grau e colocarem o barrete, o mesmo ficará desconfortável, pois não vai parar na cabeça. Sendo assim, as sugestões são: cabelo solto, um penteado mais baixo ou rabo-de-cavalo.
   
Comportamento/Postura
 
A Resolução 066/2005 veda ao formando fazer gestos de exibicionismo ou não condizentes com a cerimônia. Ou seja, o formando deve ter uma postura adequada ao momento, com a seriedade necessária, através de um comportamento comedido, deixando extrapolar a emoção com discrição. Ao adentrar ao ambiente da colação o formando deverá estar segurando o barrete com a mão esquerda, na altura da cintura, e assim deverá permanecer até a Outorga de Grau/Título. Em virtude do comprimento da beca orientamos aos formandos que tenham cuidado ao se locomoverem e, ao sentar, sugerimos a postura de não cruzar as pernas
   
Acessórios
 

As formandas devem ter o cuidado de escolher acessórios discretos que não sobressaiam mais que a vestimenta(beca). Para evitar transtornos no momento da solenidade, sugerimos que as formandas não usem brincos grandes que possam enroscar na pala da beca e nem no penteado. E ainda, prestar atenção nos modelos de anéis. Dê preferência aos que não tenham pontas que possam desfiar a beca.

   
Escolha da trilha sonora
 
Na Resolução 066/2005, Cap. III, art. 25, é vedado aos formandos a execução de músicas muito barulhentas ou com vocabulário chulo. No universo musical há uma gama muito extensa de músicas apropriadas à solenidade de colação de grau. Podemos citar MBP, as clássicas, os temas de filmes, as instrumentais(Yanni, Eduardo Lage, Kenny G...)

   
Escolha dos convidados
 
Segundo a Resolução 066/2005, Cap. III, art. 19, a composição da mesa diretiva permite aos formandos homenagear pessoas que contribuíram para o êxito do curso. Sendo assim, orientamos que nessa escolha, os formandos dêem preferência aos professores do curso, por uma questão de reconhecimento àqueles que estiveram auxiliando-os na sua formação. Procurem também escolher, profissionais que sejam estejam direta ou indiretamente ligados ao curso em questão.